Quando o assunto é Marketing Digital, os profissionais de marketing de conteúdo são “super-heróis”. E, muito embora o content marketing nunca saia de moda, as técnicas usadas para explorar essa estratégia — umas mais que outras! — certamente têm prazo de validade. O que significa que um bom Digital Marketeer precisa continuar atualizando suas estratégias de marketing com o passar do tempo. Assim sendo, a Menina Digital apresenta hoje 12 estratégias de marketing de conteúdo para impulsionar seus negócios em 2019.
♦ LEIA TAMBÉM: 25 Citações Sobre Marketing de Digital Para Inspirar Você em 2019
Mas por que investir em uma estratégia de marketing de conteúdo?
Estudos mostram que o marketing de conteúdo custa 62% menos que outras técnicas de marketing digital, mas oferece leads três vezes melhores. Ainda assim, apenas 37% dos profissionais de marketing usam uma estratégia perfeita de marketing de conteúdo.
Caso você esteja se perguntando “mas se o marketing de conteúdo é tão valioso, então por que os números mostram o contrário?“, saiba que a pergunta é boa e que a resposta é simples: os profissionais de marketing estão sempre sobrecarregados com diversas outras tarefas. Um blog médio leva cerca de três horas diárias para produzir conteúdo minimamente relevante, e gastar tanto tempo não é acessível para muitas organizações.
Entretanto, caso você tenha à sua disposição a possibilidade de investir algumas das suas horas com essa tarefa, é muito importante que saiba usar esse conteúdo com precisão. Abaixo, algumas estratégias para aplicar ao seu conteúdo para uma melhor geração de leads de qualidade:
#1. O poder do recurso visual
Quando seu público visita o seu site/blog, é importante criar uma boa impressão logo à partida. Uma página carregada com texto parece aborrecida e desagradável. Portanto, use recursos visuais (imagens, infográficos, etc) para tornar sua página mais atraente. Mostre ao seu público o que você quer que ele saiba, em vez de apenas contar para ele.
#2. Tente ser viral
Quando o assunto é produção de conteúdos, o problema é que os profissionais de marketing digital ficam presos nos fatos e criam um material utilitário sério, longo e antiquado que, em termos reais, é muito chato de ler e acaba por não ser compartilhado em massa. Quando se trata de marketing on-line, tornar um conteúdo viral — o que não é nada fácil! — é a chave para o sucesso. Lembre-se que quanto mais pessoas compartilharem o seu conteúdo, mais popular será sua marca. Portanto, crie conteúdo atrativo e que a maioria das pessoas gostaria de compartilhar.
#3. Estar onde seu público está
Se você quer conhecer dog lovers, vá a um parque para cães! O mesmo acontece com o marketing de conteúdo. Marque presença sempre onde você sabe que as probabilidades de encontrar o seu público-alvo são maiores. Como você vai saber onde está seu público-alvo? A resposta é simples: PESQUISA, MUITA PESQUISA!
#4. Vá além de apenas “blogar”
Não há dúvidas de que “Blogar” é das melhores formas de criação de conteúdo. Mas embora o blog seja importante na seu Plano de Marketing, blogging por si só não é marketing de conteúdo. Os blogs não criam discussões por conta própria. Por isso, é importante não apenas criar blogs, mas também usar esses blogs para impulsionar o SEO do site da sua marca, as redes sociais, além de apostar também em publicidade paga (Facebook Ads, Google Ads etc).
#5. Compartilhe, compartilhe e compartilhe
Quando você planeja comercializar uma marca, simplesmente não pode confiar apenas no tráfego de pesquisa orgânica. Se você está à espera de que seu público envie uma consulta de pesquisa para o seu conteúdo, pode ficar esperando para sempre. Em vez disso, seu trabalho como profissional de marketing de conteúdo é fazer com aquilo que você produz atinja o máximo de pessoas possível. E uma maneira de fazer isso é através do compartilhamento. Compartilhe seu conteúdo o máximo que puder e onde puder. Disponibilize para mais pessoas do seu lado. Quando as pessoas começarem a gostar, elas mesmas começarão a compartilhar mais e mais.
#6. Organize o seu conteúdo
Muitos profissionais de marketing temem que a curadoria de conteúdo possa levar ao plágio, mas não tenham medo. Se o crédito for dado de forma adequada ao criador, a reutilização do conteúdo se tornará fácil. Além disso, a curadoria de conteúdo promove liderança de pensamento, ajuda a inserir conteúdo relevante em seu fluxo de postagem e cria boa vontade com outros especialistas do setor. Portanto, selecione o conteúdo para maximizar o alcance da sua marca.
#7. Saiba do quê seu público gosta
Pesquise bem o seu público-alvo antes de começar a produzir e publicar o conteúdo. Desta forma, você acabará por produzir conteúdo com base no que o seu público quer, em vez de produzir apenas o que você acha que eles desejam.
#8. Adapte o seu trabalho
A Regra dos Sete dos marketeers diz que você precisa comunicar ao seu público aproximadamente sete vezes antes que a sua mensagem chegue, efetivamente, a ele. Assim, Repurposing Content (também conhecido como encontrar novas maneiras de reciclar seu conteúdo já existente) é a maneira perfeita de se repetir, sem realmente se repetir!
#9. Gerencie o seu conteúdo adequadamente
Depois de criar o seu conteúdo e estar pronto para publicá-lo, decida antes quais as melhores formas de gerenciá-lo para obter o máximo tráfego. Invista nas ferramentas certas para ajudá-lo a organizar, programar, postar e rastrear conteúdo de maneira inteligente. Se você não tiver certeza sobre como gerenciar o seu conteúdo, use ferramentas como Trello ou Buffer para ajudá-lo com esta parte da estratégia.
#10. Use uma plataforma de publicação perfeita
Outra maneira inteligente de fazer com que seu conteúdo alcance mais público é usando plataformas de publicação corretas como o LinkedIn, sites de blogs, fóruns etc. Pesquise qual é a que mais adequada ao seu público-alvo.
#11. Use títulos atrativos
O título do seu conteúdo é tão importante quanto o conteúdo em si. De acordo com estudos, cerca de 80% dos leitores lêem apenas a manchete do artigo enquanto apenas 20% desses leitores permanecem lendo o conteúdo na íntegra. Ou seja, se quer mesmo angariar seguidores — e tudo pode começar com um mero click no seu post de hoje! — não corra o risco de fazer um conteúdo super interessante e depois dar a ele um título super chato e enfadonho.
#12. Seja um contador de histórias
Todos adoram uma boa história. Está na nossa natureza. Quando as pessoas estão emocionalmente ligadas ao seu produto, elas tendem a ser mais leais à marca. Portanto, é bom ter um rosto e uma história por trás de sua marca.
♦ LEIA TAMBÉM: 10 Livros que Todo Profissional do Marketing Digital Deve Ler
A bem da verdade, os conteúdos que você cria e partilha são uma oportunidade para construir a sua audiência, entreter os seus clientes leais, apresentar-se a a potenciais clientes e apresentar a sua organização ao mundo. Mas lembre-se: publicar estes conteúdos no seu website/blog não é suficiente. Será sempre preciso realizar ações de marketing digital complementares, como a disseminação dos conteúdos nas páginas da sua marca nas redes sociais, por exemplo. Pense nisso!
Quer ser o primeiro a saber sobre os recursos mais recentes sobre Marketing de Conteúdo? Assine a nossa newsletter e junte-se aos milhares de profissionais de marketing que já estão usando as redes sociais para expandir seus negócios on-line.
Fonte: webdogs.in