Quando o assunto é marketing digital, o impacto das inovações de marketing móvel e as interrupções do passado continuarão a ser enfocados em 2019 e, à medida que os mercados amadurecem, os principais protagonistas lutam pelo domínio do setor. Prevê-se que este ano seja particularmente revalente no que diz respeito à produção de vídeo para dispositivos móveis e realidade aumentada. Com isso, os profissionais de marketing digital também continuarão vendo como o e-commerce nas redes sociais e a tecnologia de voz podem afetar toda a jornada do cliente e como, quando bem executados, podem encurtar o funil de vendas. Dito isto, vale a leitura do artigo de hoje na Menina Digital, onde você poderá conferir quais são as 6 tendências que moldarão o marketing móvel em 2019. BOA LEITURA!
♦ LEIA TAMBÉM: Como Criar Vídeo de Capa para o Facebook – Tutorial SIMPLES!
Abaixo estão seis principais desenvolvimentos que serão lançados este ano no mundo do marketing móvel.
1. A disputa pelo domínio do vídeo móvel será gigante
Os números confirmam o que muitos já sabem: os recordes de vídeo próprios para dispositivos móveis em 2018, com crescimento ainda maior previsto para vir. Os smartphones tornaram-se o canal dominante para assistir a vídeos on-line, com a participação desses dispositivos nos “vídeos iniciados” ultrapassando os 50%. Em conjunto, prevê-se que a telefonia móvel seja responsável por 72% do crescimento dos gastos com publicidade em vídeo on-line. Como o vídeo continua a florescer, 2019 é provável que veja grandes marcas na luta espacial pelo domínio.
Os próximos 12 meses poderão ser decisivos para o Facebook Watch e o IGTV do Instagram, lançados em 2018. Apesar do investimento de bilhões de dólares do Facebook nessas plataformas, elas até agora tiveram um desempenho abaixo do esperado. O Facebook vê claramente o Watch como um impulsionador do crescimento, tendo expandido suas vendas de anúncios para 40 países, mas o serviço tem lutado para impulsionar a audiência.
A empresa terá que provar que tanto o Facebook quanto o Instagram são fontes de conteúdo original, não apenas plataformas sociais. O caminho para o sucesso exigirá “experimentação contínua”, considerando cada faceta do conteúdo. Isso também poderia levar as plataformas para as fusões e aquisições de outras fontes e marcas de conteúdo.
2. O papel da tecnologia de voz nos lares em clara ascensão
Se 2018 foi um importante marco sobre como testar a usabilidade dos assistentes virtuais inteligentes nos lares ao redor do mundo, 2019 será o ano das marcas que provam o valor do marketing através do uso dessa tecnologia de voz. No final de 2018, a previsão era de que a propriedade de alto-falantes inteligentes como o Amazon Echo ou o Google Home atingisse quase metade (48%) dos americanos, ante 32% em agosto, segundo o Adobe Analytics.
Muito em breve, veremos esses dispositivos domésticos inteligentes pesquisando em nosso nome. Ou seja, em vez de perguntar “você pode pedir leite de amêndoa?”, talvez minha geladeira me lembre que eu estou quase sem estoque, sugira a marca que eu comprei da última vez e me diga onde eu posso conseguir o melhor preço.
Um desafio à medida que a tecnologia de voz evolui é a aquisição de clientes, porque muitos assistentes de voz recomendam produtos e marcas com base no histórico de compras de um utilizador. Mas aquelas pessoas que não são propriamente leias a esta ou aquela marca, ou aqueles que já gostam de uma marca diferente?
Quando dizemos à Alexa que precisamos de sabão em pó, a assistente virtual indicará: “você comprou o sabão ‘marca X’ na semana passada. Você quer comprar o sabão ‘marca X’ de novo?”. Pela facilidade do processo, a possibilidade de o utilizador responder imediamente que sim será enorme. Isso fará com que os profissionais de marketing se tornem mais criativos na aquisição de novos clientes ou na atração de concorrentes.
Em 2019, as organizações precisarão entender o lugar da tecnologia de voz em um lar e garantir que essa tecnologia tenha um papel tão proposital, que os utilizadores não possam desligá-lo.
3. O e-commerce nas redes sociais e o novo preço de admissão nesse mercado
Embora o e-commerce nas redes sociais inicialmente tenham demorado a conquistar o público, a verdade é que a mídia social como um canal de vendas logo oferecerá um “bom negócio” para o “preço de admissão” para profissionais de marketing experientes. Cerca de 66% das marcas analisadas pelo pesquisador Gartner adotaram no ano passado estratégias de e-commerce nas redes sociais. Porém, segundoDarin Archer, CMO da Elastic Path, as marcas em 2018 usaram principalmente Instagram, Facebook, Pinterest e Snapchat para esforços de aquisição — aumentando a notoriedade das marcas, gerando leads e lançando peças publicitárias. Este ano, o setor está preparado para quebrar esse paradigma e se concentrar no engajamento, apontam especialistas do setor.
Embora seja importante salientar que esses paradigmas não serão mudados de um dia para o outro, a verdade é que os profissionais de marketing digital precisarão continuar se adaptando ao modo como as pessoas interagem com as redes sociais, inclusive por meio de formatos como cartões de produtos, pins de compra, chatbots e outros recursos novos.
Outra coisa importante: as histórias redefiniram a maneira como as marcas se comunicam no Instagram, e os profissionais de marketing criativos estão aprendendo a usar esse formato para abordar cada etapa da jornada do cliente, desde a conscientização até a compra direta.
4. O marketing de influenciadores cresce ainda mais, porém mais personalizado
Um crescimento significativo e algumas mudanças estão no roteiro para o marketing de influenciadores este ano. O tamanho do mercado para a estratégia excederá US$ 8 bilhões em 2020, de acordo com o Relatório Influencer Marketing Industry. “O que será uma grande mudança em 2019 são os dólares tradicionais — seja da mídia tradicional ou dos orçamentos de RP — indo diretamente para o marketing de influenciadores”, explica Jamie Reardon, CEO da Find Your Influence.
Nos últimos cinco anos, muitas vezes os influenciadores têm sido encarados como investimentos incrementais, mas seguindo em frente, grandes marcas e agências estarão montando planos para o ano inteiro porque eles têm as referências. Com a realocação do orçamento, surgirá a necessidade de a indústria da publicidade levar a sério a confiança, a transparência e a medição no marketing de influenciadores.
À medida que as campanhas se tornam mais robustas, marcas e agências procurarão cada vez mais maneiras de se destacar. Isso exigirá encontrar o influenciador certo para a campanha certa. Em 2019, as marcas poderiam alavancar os micro-influenciadores para melhor atender às campanhas que exigem um toque mais autêntico, específico e regional, de acordo com o relatório do InfluencerDB.
5. Tecnologia 5G configurada para energizar o ecossistema móvel
Enquanto a rede móvel 4G preparou o palco para streaming de vídeo mais potentes, mercados programáticos, inteligência artificial e um primeiro toque de realidade aumentada e virtual, especialistas garantem que o ultra-rápido 5G está pronto para trazer ainda mais capacidades ao mundo móvel.
Velocidades de download com velocidade até 10 vezes maiores do que o 4G permitirão que os profissionais de marketing digital mergulhem mais fundo em anúncios interativos, como formatos jogáveis e realidade aumentada, para oferecer experiências mais ricas sem ter que se preocupar com possíveis falhas de rede para utilizadores e jogadores móveis.
Espera-se que a capacidade da 5G de processar dados mais rapidamente sobrecarregue os recursos dos profissionais de marketing em torno do conteúdo personalizado e da segmentação de anúncios em tempo real em um nível mais granular, além de potencializar a evolução dos dispositivos conectados, como carros, assistentes virtuais e dispositivos wearables. Um estudo da Intel e Ovum prevê que, em 10 amos, o vídeo representará 90% de todo o tráfego 5G, sinalizando uma grande oportunidade para os profissionais de marketing desenvolverem conteúdo móvel de qualidade de modo conseguir melhor engajamento por parte da sua audiência.
De fato, especialista apontam que em 2024 a tecnologia 5G atingirá 40% de cobertura populacional e 1,5 bilhão de assinaturas, tornando-a a geração mais rápida a ser lançada em escala global.
6. A Realidade Aumentada sai de aplicativos nativos web para dispositivos móveis
A Realidade Aumentada (RA) continuou quebrando paradigmas ao longo de 2018, tornando-se um elemento-chave tanto para anúncios em dispositivos móveis quanto para compras em plataformas de mídia social. Com a previsão de que evoluirá para um mercado de US$ 83 bilhões até 2021, nos próximos 12 meses, o espaço já conquistado pela RA continuará crescendo.
Um desenvolvimento importante provavelmente será uma mudança mais ampla para a web móvel, que ajudará as marcas a desvendar suas campanhas de RA graças a parceiros de conexão como Facebook, Snapchat e Shazam que oferecem plataformas para realidade aumenta e são capazes de manter seus dados dentro minimamente seguros.
No que diz respeito à Realidade Aumenta, a melhor parte ainda é uma reserva de aplicativos nativos em termos de desempenho e funcionalidade. A grande mudança que veremos neste setor em 2019 é uma mudança gradual para a RA por meio da web móvel, o que é bastante significativo para empresas e marcas, especialmente para marcas de bens de consumo, que buscam alavancar as embalagens conectadas e a impressão passiva, mas não conseguem ter o seu próprio aplicativo na tela inicial do utilizador.
O que você vai querer ler a seguir
Agora que você já conhece essas 6 tendências que moldarão o marketing móvel em 2019, aqui estão alguns recursos adicionais para ajudar você a começar o ano com marketing de alto desempenho:
- 42 Ferramentas Online de Marketing para Profissionais de Marketing Digital
- 16 Ferramentas Online para Criar Infográficos (Premium e Gratuitas)
- 5 Erros no Marketing em Redes Sociais que Você Deve Evitar em 2019 (INFOGRÁFICO)
- 20 Ferramentas Digitais para Bombar no Marketing Digital em 2019
Quer ser o primeiro a saber sobre os recursos mais recentes impulsionar ainda mais a sua Agência de Marketing Digital? Assine a nossa newsletter e junte-se aos milhares de profissionais de marketing que já estão usando estratégias como estas para expandir seus negócios on-line.
E NÃO SE ESQUEÇA DE ASSINAR A NOSSA NEWSLETTER!
Fonte: www.socialmediatoday.com