Chatbots — programas que contam com Inteligência Artificial para imitar conversas humanas — são uma das tendências mais quentes em marketing digital no momento. Cerca de 1,4 bilhão de pessoas por ano estão interagindo com chatbots. E, em um estudo recente da Oracle, 80% das empresas relataram que já usam ou planejam usar chatbots até 2020 (basta conferir como estas 5 empresas inovadoras estão usando chatbots para comunicar).
Chatbots vivem dentro de aplicativos (como o Facebook Messenger), módulos de sites, SMS e e-mail. De uma forma muito coloquial, eles trocam mensagens com os clientes para realizar qualquer número de tarefas, desde pedir itens até sugerir e encontrar produtos. Ou eles podem apenas conversar.
Hoje, a Menina Digital apresenta alguns exemplos de como as empresas inovadoras estão usando os chatbots para ajudar a melhorar as operações, conectar-se aos clientes e aumentar as vendas. CONFIRA!
Leia também: 11 Tendências do Marketing Digital para Apostar em 2019
1-800-Flowers
O serviço de entrega de flores foi um dos primeiros bots do Facebook Messenger. Simplesmente, o bot ajuda os utilizadores a enviar flores e presentes diretamente do aplicativo de mensagens, em vez de ter que ir à loja on-line da empresa. O bot até faz sugestões de presentes, processa pedidos e envia atualizações de envio. O 1-800-Flowers presta-se particularmente bem a esse tipo de chatbot – as pessoas que compram flores normalmente procuram encontrar a seleção apropriada rapidamente e recebem atualizações ao vivo sobre o prazo de entrega.
Sephora
Está tentando replicar a cor do batom de uma celebridade? O chatbot da Sephora pode ajudar. O bot de correspondência de cores da empresa criado para o Facebook Messenger ajuda os clientes a encontrar um batom Sephora que combine com a sombra em uma foto que eles enviaram. Você pode usar o aplicativo Sephora Virtual Artist para fazer upload de uma selfie e “experimentar” o batom que você deseja. Os clientes estão migrando para esses recursos: cerca de 4 milhões de pessoas já usaram o chatbot e o aplicativo Virtual Artist até o momento.
H&M
O chatbot da H&M questiona os clientes sobre suas preferências de estilo. Em seguida, faz recomendações de roupas personalizadas para o gosto de cada cliente. Os utilizadores também podem compartilhar uma peça de roupa que eles gostam e o bot tirará do catálogo da da loja para completar determinado “look”. Bots como esse são formas eficazes de fazer upsell de clientes.
Disney
Os bots não precisam se limitar apenas ao atendimento ao cliente e às vendas. Eles também podem ser aproveitados para iniciativas estratégicas de marketing. Para animar o lançamento do filme Zootopia, a Disney criou Officer Judy Hopps, um bot específico para no ação no Facebook Messenger. O bot era uma espécie de jogo onde os fãs usavam Judy Hopps para ajudá-los a resolver crimes. Em média, os utilizadores passaram mais de 10 minutos conversando com a personagem. Foi uma experiência divertida que envolveu as pessoas com o filme antes mesmo dele chegar aos cinemas.
Casper
Se não está conseguindo dormir, em vez de contar carneirinhos, que tal falar com o Insomnobot-3000 da Casper. O chatbot da empresa de colchões (que só está disponível entre as 23h e as 5h da manhã) mantém a companhia de insones ao interagir sobre qualquer coisa, desde Stranger Things até pizza ou Seinfeld. Embora o bot insinue descaradamente plugins de produtos, seu objetivo é ajudar a aproximar os clientes da marca.
A verdade é que a Inteligência Artificial é uma realidade e está aqui para aumentar nossa ineficiência e não para nos substituir. Ao contrário do que as pessoas pensam sobre a AI, ela não vai tomar nossos empregos (a verdade é que isso vai levar alguns) ou possivelmente destruir nosso mundo. Se você ainda não está usando chatbots para aumentar os índices de conversão da sua marca, saiba que está deixando escapar uma excelente ferramenta que auxiliar você a obter melhores resultados no seu negócio.
Tem alguma crítica ou sugestão a fazer sobre este artigo? Então, deixei um comentário abaixo. Ajude-nos a produzir e promover os melhores conteúdos sobre Marketing Digital.
E NÃO SE ESQUEÇA DE ASSINAR A NOSSA NEWSLETTER!
Fonte: squareup