Não há a menor sombra de dúvidas de que o Marketing de Conteúdo, por ser algo já muito falado e amplamente implementado por Digital Marketeers dos quatro cantos do mundo, poderá acabar sempre sendo alvo de algumas ideias pré-concebidas ou práticas menos eficazes que, no final das contas, você precisa aprender a contrariar. De acordo com Reena Leone, senior manager de Content Marketing da Acquia, existem pelo menos três erros básicos quando o assunto é conteúdo desenvolvido por marcas. Abaixo, a Menina Digital lista 3 erros do marketing de conteúdo que você deve evitar. VEJA!
♦ LEIA TAMBÉM: 25 Citações Sobre Marketing de Digital Para Inspirar Você em 2019
1. Acreditar que qualquer pessoa pode produzir esses conteúdos para a sua marca
Só por que alguém sabe juntar letras e construir frases com significado, não quer dizer que saiba escrever conteúdos com qualidade do ponto de vista do marketing digital. “A tecnologia, correctores ortográficos e redes sociais fizeram com que escrever pareça fácil e acessível, mas continua a ser uma competência”, aponta Reena Leone, lembrando que os melhores escritores conhecem bem o seu público e têm grande capacidade de adaptação às mudanças de contexto.
2. Achar que precisar produzir conteúdo novo a toda hora
O segundo erro básico no marketing de conteúdo apontado pela senior manager da Acquia diz respeito à ideia de que precisamos estar constantemente a produzir novos conteúdo para satisfazer as necessidades do público. Contudo, mais conteúdo não significa necessariamente conteúdo novo. Reena Leone lembra da importância de estarmos atentos aos dados analíticos das redes sociais e das demais plataformas em que as marcas estão presentes, procurando perceber quais são os conteúdos que funcionam, ou seja, que têm tido bons níveis de engagement.
“Novos conteúdos levam tempo, custam dinheiro e, às vezes, podem demorar a ganhar a tracção pretendida. É possível assegurar uma presença digital rica através de publicações já utilizadas anteriormente, por exemplo. A reciclagem não se aplica somente aos plásticos, cartões e vidros”, explica Reena Leone.
3. Se publicar conteúdo em seu site/blog, os seguidores aparecerão
Se ainda acredita que basta publicar um conteúdo para que os seguidores comecem a pipocar por todos os lados, saiba que este é um dos três erros comuns no marketing de conteúdo apontados por Reena Leone. De acordo com a especialista, “mesmo o melhor, mais otimizado e bonito texto pode beneficiar de alguma ajuda promocional”. O tempo dedicado à produção de um blog post, por exemplo, deve ser igualado na preparação de um plano de divulgação nas várias plataformas online onde o seu público-alvo esteja presente.
♦ LEIA TAMBÉM: 4 Estratégias Para Impulsionar o SEO Mesmo Com Orçamento Limitado
A bem da verdade, os conteúdos que você cria e partilha são uma oportunidade para construir a sua audiência, entreter os seus clientes leais, apresentar-se a a potenciais clientes e apresentar a sua organização ao mundo. Mas lembre-se: publicar estes conteúdos no seu website/blog não é suficiente. Será sempre preciso realizar ações de marketing digital complementares, como a disseminação dos conteúdos nas páginas da sua marca nas redes sociais, por exemplo. Além do mais, se chegarem à conclusão de que o conteúdo produzido não tem o valor necessário para ser usado numa campanha, é sinal de que, provavelmente, ele não devia estar em lado nenhum. Pense nisso!
Quer ser o primeiro a saber sobre os recursos mais recentes sobre Marketing de Conteúdo? Assine a nossa newsletter e junte-se aos milhares de profissionais de marketing que já estão usando as redes sociais para expandir seus negócios on-line.
Fonte: marketeer.pt