Acaba de ser lançado o WordPress 5.0, completo com um novo editor de blocos. Baseado em blocos, o novo editor WordPress é o primeiro passo em direção a um novo futuro empolgante com uma experiência de edição simplificada em todo o site. O utilizador terá mais flexibilidade com a forma como o conteúdo é exibido, seja para aqueles que estão criando o seu primeiro site, reformulando um blog ou escrevendo código para ganhar a vida. Como não poderia deixar de ser, a Menina Digital traz todas as informações que precisa para que você esteja por dentro de todas as atualizações da plataforma. SAIBA MAIS!
Leia também: 11 Tendências do Marketing Digital para Apostar em 2019
O WordPress 5.0 “Bebo” foi nomeado em homenagem a Bebo Valdés, pioneiro músico de jazz cubano, figura central na era de ouro da música cubana.
Construindo com Blocos
O WordPress fez algumas grandes atualizações para o seu famoso editor. O novo formato baseado em blocos não mudará a maneira como o conteúdo é exibido para seus visitantes. O que ele fará de diferente é dar ao utilizador a oportunidade de inserir qualquer tipo de multimídia ou reorganizar o conteúdo num piscar de olhos. Cada parte do conteúdo estará em seu próprio bloco; um invólucro distinto para manobras fáceis. Caso você seja o tipo de utilizador que gosta mais de trabalhar com linguagem HTML e CSS, não se preocupe: os blocos não ficarão no seu caminho! Pelo contrário, a plataforma garante que o novo formato irá simplificar o processo, não o resultado.
Liberdade para construir e para escrever
Essa nova experiência de edição fornece um tratamento mais consistente de design e conteúdo. Se você estiver criando sites de clientes, poderá criar blocos reutilizáveis. Isso permite que seus clientes adicionem novos conteúdos a qualquer momento, mantendo ao mesmo tempo uma aparência consistente.
Um novo tema padrão impressionante
Gutenberg concede aos usuários um nível sem precedentes de liberdade para personalizar o layout e o design de seus sites. A fim de alcançar plenamente sua visão, os utilizadores precisarão de uma nova geração de temas flexíveis, criados para aproveitar a liberdade criativa que Gutenberg oferece. Com isso em mente, o WordPress 5.0 acaba de ser lançado com um novo tema padrão: o Twenty Nineteen, um novo tema padrão que mostra o poder do novo editor.
Projetado para o editor de bloco
Os recursos e estilos personalizados através de blocos estão disponíveis por padrão na versão 5.0 do WordPress. O Twenty Nineteen faz uso extensivo de estilos de editor em todo o tema. Dessa forma, o que você cria em seu editor de conteúdo é o que efetivamente vê no seu site.
Layout simples, controlado pelo utilizador
Com amplo espaço em branco e modernas headlines sem serifa, emparelhadas com corpo de texto com serifa clássico, Twenty Nineteen foi construído para ser bonito em qualquer lugar, utilizando fontes do sistema para aumentar a velocidade de carregamento das páginas.
Design versátil para todos os sites
Twenty Nineteen é projetado para trabalhar para uma ampla variedade de casos de uso. Se você está executando um blog de fotos, lançando um novo negócio ou apoiando uma organização sem fins lucrativos, o novo tema é flexível o suficiente para atender às suas necessidades.
Felicidade do Desenvolvedor
Proteger: os blocos fornecem uma maneira confortável para os utilizadores alterarem o conteúdo diretamente, além de garantir que a estrutura do conteúdo não seja facilmente afetada por edições acidentais de código. Isso permite que o desenvolvedor controle a saída, construindo uma marcação polida e semântica que é preservada por meio de edições e não é facilmente quebrada.
Compor: aproveite uma ampla coleção de APIs e componentes de interface para criar facilmente blocos com controles intuitivos para seus clientes. A utilização desses componentes não apenas acelera o trabalho de desenvolvimento, mas também fornece uma interface mais consistente, utilizável e acessível a todos os usuários.
Crio: o novo paradigma de bloco abre um caminho de exploração e imaginação quando se trata de resolver as necessidades do usuário. Com o fluxo de inserção de bloco unificado, é mais fácil para seus clientes e clientes encontrar e usar blocos para todos os tipos de conteúdo. Os desenvolvedores podem se concentrar em executar sua visão e fornecer experiências de edição avançadas, em vez de se preocupar com APIs difíceis.
Prefere Manter o Formato Clássico?
Caso você prefira permanecer com o editor clássico que lhe é mais familiar, não há problemas: o suporte para o plugin para o Classic Editor permanecerá disponível no WordPress até 2021.
O plugin Classic Editor restaura o editor WordPress anterior e a tela Edit Post. Ele permite que você continue usando plug-ins que o estendem, adicionam caixas meta de estilo antigo ou dependem do editor anterior. Para instalar, visite a sua página de plugins e clique no botão “Instal Now” ao lado de “Classic Editor”. Depois que o plugin terminar de instalar, clique em “Activate”. É isso aí!
NOTA IMPORTANTE: caso você seja utilizador de tecnologia assistida e venha a ter problemas de usabilidade com o novo editor de blocos, o WordPress recomenda que continue usando o formato clássico do editor.
Tem alguma crítica ou sugestão a fazer sobre este artigo? Então, deixei um comentário abaixo. Ajude-nos a produzir e promover os melhores conteúdos sobre Marketing Digital.
E NÃO SE ESQUEÇA DE ASSINAR A NOSSA NEWSLETTER!
Fonte: wordpress.org
Pois eu testei e não gostei do novo editor. WordPress deveria deixar as pessoas a opção da escolha.
Olá, Mauro!
Confesso que também prefiro o formato anterior. Mas acho que é tudo uma questão de hábito 🙂 Estamos habituados há anos com a versão anterior e agora, temos que reaprender onde estão as ferramentas que costumamos usar.
Mas olha… está lá no meu post, caso você prefira permanecer com o editor clássico que lhe é mais familiar, não há problemas: o suporte para o plugin para o Classic Editor permanecerá disponível no WordPress até 2021.
Boa adaptação!
Tenho que alterar alguma coisa para seguir com este editor? Acrescentar algum plugin?
Tenho um blog de testes, testei neste e no de teste, e achei complicado igual, voltando ao atual.
Olá, Mauro!
Quando vais criar um novo post, tens lá no topo da dashbord (vê imagem) com a opoção “Switch to the new block editor” (mude para o novo editor de bloco). Basta clicar aí e mudança ocorre automaticamente acontece 🙂
Aqui tens muito mais informações do próprio WordPress sobre o assunto:
BOA SEMANA!
Muito obrigado, já localizei, e vou tentar, mais uma vez, com o blog de testes.
De novo, fiz um post agora no Espaço MS, meu blog de testes usando o Gutemberg. Fiz o post, mas quando quero voltar atrás em alguma coisa, não encontro o caminho. Meus textos são todos justificados, alinhados tanto à esquerda quanto à direita, e lá só tem, de momento, o alinhamento à esquerda, central e direita, se eu não tivesse feito um básico de HTML não saberia justificar o texto usando o HTML, e também para aí, não sei muito mais. No editor atual do WordPress tem esta opção de texto justificado, mas na nova versão…, mas minhas dificuldades seguem, como sigo testando. Um post foi.
https://espacoms.wordpress.com
E como retorno ao editor atual?
Dá uma olhada nesse artigo aqui, Mauro. Pode ser que seja útil.
Mas atenção que eu própria não testei nenhuma dessas opções, por isso não posso garantir que resultem.
Fica ao teu critério. Boa sorte!
Abraço!
Eu descobri olhando lá, descobri por acaso, mas olharei sim.
No espaço para criar um post, usando o Gutemberg, à direita, tem três pontinhos verticais, clica ali e escolhe a opção, bem embaixo, Trocar para o editor clássico.
Bacana, Mauro.
Obrigada pela partilha 🙂
É o que temos que fazer, ajudar uns aos outros. Eu penso assim.