Está curioso para saber como o Instagram vai se parecer nas próximas temporadas? Descubra um pouco do que está por vir com essas previsões de acordo com influenciadores, especialistas e estrategistas por trás de algumas de suas marcas favoritas na plataforma. Prontos para aprender o que o futuro nos guarda? A Menina Digital apresenta as principais previsões sobre Instagram para 2019 de acordo com 13 especialistas nesta rede social. CONFIRA!
♦ LEIA TAMBÉM: 7 Principais Tendências de Marketing Digital nas Redes Sociais em 2019
1. O Instagram adicionará novas ferramentas para melhorar a comunicação entre usuários
Este ano, o Instagram adicionou uma tonelada de funcionalidades ao Instagram Direct, incluindo novas formas de compartilhar e de se comunicar com outros utilizadores. De acordo com Matt Navarra, especialista na plataforma, é provável que o Instagram faça double-down no Instagram Direct em 2019.
“A diminuição do compartilhamento social nas principais plataformas, combinada com a crescente preferência pelo compartilhamento privado, continuará. Para resolver isso, veremos um conjunto mais amplo de ferramentas e funcionalidades adicionadas aos aplicativos de mensagens para oferecer aos utilizadores opções mais criativas ao se comunicar em grupos de bate-papo ou ao compartilhar conteúdo com amigos diretamente”, explica Navarra.
Navarra observa ainda que a segurança será um grande foco para o Instagram no próximo ano. “Com os holofotes sobre privacidade e segurança on-line dando péssimo destaque ao Facebook e outras plataformas em 2018, a criptografia de ponta a ponta para mensagens provavelmente ficará mais acessível em aplicativos sociais populares onde ela já não existe ou não está comutada por padrão. ”
2. O Marketing de Influenciadores se tornará mais personalizado
O marketing de influência continua crescendo em popularidade e é fácil perceber o porquê. Ao contrário da publicidade tradicional, o marketing de influência pode ajudar a apresentar uma marca/produto a novos públicos por meio de uma fonte mais confiável, seu parceiro de influência. Contudo, de acordo com alguns especialistas, em 2019, não será o suficiente fazer parcerias com os grandes influenciadores com os seus milhares de seguidores. Aliás, de acordo com Nathan Chan, editor da Foundr Magazine, os micro-influenciadores irão governar o Instagram em 2019, já que “os influenciadores tradicionais estão se tornando cada vez menos eficazes”.
Para criar uma experiência promocional mais autêntica, as empresas (e os influenciadores) precisam se tornar mais objetivo e tratar cada canal como uma entidade separada, com objetivos diferentes. “Em 2019, os influenciadores passarão da mera replicação de conteúdo em várias plataformas sociais para a visualização de cada plataforma como uma parte única de seu funil de aquisição e retenção de público”, comenta Shane McCloskey, diretor de parcerias e vendas da Influence.co.
Para McCloskey, com cada vez mais marcas à procura de formas originais e autênticas de atingir os seus consumidores, “os influenciadores que se adaptam e compartilham mensagens exclusivas em suas diferentes plataformas sociais terão mais sucesso com o crescimento de seu público e a promoção das promoções da marca.”
Matt Crump, diretor de arte e fotógrafo (@mattcrump), acrescenta que a plataforma provavelmente também será melhor em penalizar os influenciadores que compram likes e seguidores para aumentar sua atratividade. “No final de 2018, o Instagram deu os primeiros passos para evitar que os seus utilizadores se envolvam em comportamento fraudulento, notificando-os com um aviso no aplicativo para interrompê-lo”, diz Crump. Aliás, segunda a rede social, “as contas que continuam a usar aplicativos de terceiros para aumentar o seu público podem ver sua experiência no Instagram impactada”. O que pode significar qualquer coisa, desde reduzir o alcance orgânico até a desativação da sua conta.
3. Autenticidade será mais importante do que nunca
À medida que mais e mais pessoas passam a usar o Instagram para pesquisar empresas e produtos, está se tornando incrivelmente importante otimizar os perfil para vendas, seguidores e reconhecimento. E uma das melhores maneiras de fazer isso é construindo uma identidade visual bonita e coesa na rede social.
Em 2018, as empresas planejaram cada detalhe do visual de seus feeds na rede social. Embora não esperemos que isso diminua em 2019, alguns especialistas do Instagram acreditam que as empresas abandonarão os feeds “perfeitos” de 2018 em troca de algo mais “autêntico”.
“Acho que 2019 vai dar um passo para trás a partir de grandes feeds perfeitamente selecionados e um passo à frente para o lado real das redes sociais. As pessoas estão começando a enxergar a perfeição encontrada on-line e estão desejando pessoas com as quais possam se conectar e identificar. Eu vejo 2019 como o ano em que as pessoas começam (ou continuam) a compartilhar um vislumbre real de suas vidas”, comenta Sophie Gray, influenciadora de redes sociais e fundadora da DiveThru.
https://www.instagram.com/p/BrVv3BoAWRj/
Já para Erin Summer (@erinsummer_), diretora de arte, fotógrafa e Instagram influencer, “em termos de estética, sinto que os filtros retro e vintage que vimos muito no final deste ano continuarão a ser muito populares. Eu acho que eles são uma alternativa refrescante para a aparência perfeitamente curada e editada que nos acostumamos a ver nos nossos feeds”.
Por outro lado, para a blogger de viagens e estilo de vida de luxo Christina Galbato, “essa noção de ser mais autêntica no Instagram (e nas redes sociais em geral) é mais do que apenas imagem. Pode ser o diferencial para se alcançar o sucesso nestas plataformas”.
https://www.instagram.com/p/Bqkj6y1nCDz/
A verdade é que, com tantas marcas e influenciadores na plataforma, não se trata mais de quem pode postar a foto mais bonita. O que fará com que você se destaque entre a saturação é a sua capacidade de ser compreensível e genuíno com o seu público.
Aliás, com as novas gerações colocando questões sociais e ambientais na vanguarda de seus feeds das redes sociais, apenas aquelas marcas que se arrisquem a se engajar em discussões culturais maiores e dispostas a se posicionar em tópicos controversos poderá se destacar nas plataformas online (pense na campanha da Nike com Colin Kaepernick, por exemplo).
4. O Instagram vai investir pesado na IGTV em 2019
Lançada como a primeira plataforma de vídeo independente do Instagram, a IGTV causou furor na comunidade digital quando foi anunciada pela primeira vez em junho deste ano. Infelizmente, apesar de dar às empresas um canal inteiramente novo para mostrar sua criatividade, o uso da IGTV pelos utilizadores tem sido bastante lenta até o momento.
Mas tudo isso pode mudar em 2019! Vários especialistas prevêem que o Instagram investirá pesado na IGTV no próximo ano, adicionando novos recursos e funcionalidades para torná-lo mais popular.
“Embora o envolvimento do utilizador com a IGTV tenha sido bastante decepcionante até agora, espero que o Instagram melhore a funcionalidade e a visibilidade do conteúdo IGTV e coloque muito mais dinheiro para que as marcas façam uso deste recurso”, prevê Michael Edelmann, gerente sênior de marketing da IGTV na Business of Fashion.
Elise Darma, nômade digital e especialista em Instagram (@elisedarma), concorda com Edelmann, comentando que “o Instagram fará movimentos maiores para a IGTV se tornando ‘o próximo YouTube’, tornando a barra de pesquisa na página Explorar otimizada para palavras-chave encontradas nos títulos e descrições de vídeos IGTV.” Darma prevê, ainda, que “novos recursos serão introduzidos para facilitar a inscrição no canal IGTV de alguém, para que os criadores de conteúdo pensem em postar seu conteúdo mais recente na IGTV antes de o fazer no YouTube”.
Matt Navarra, consultor de redes sociais (@mattnavarra), concorda que o Facebook deve lidar com a fraca funcionalidade de busca do conteúdo IGTV, acrescentando que “opções limitadas de monetização para criadores de conteúdo em IGTV versus outras plataformas” também podem impedir o crescimento da plataforma em 2019
5. O Instagram Analytics se tornará ainda mais robusto
Acompanhar e medir sua análise do Instagram sempre foi importante. Mas como a plataforma tem se tornado cada vez mais focada nos negócios, a necessidade de análises robustas em torno da retenção de seguidores, vendas e muito mais cresceu bastante. Vimos isso em 2018 com o teste beta de análise do Instagram do Facebook em sua plataforma. Mas, de acordo com alguns especialistas, 2019 pode ser o ano em que o Instagram realmente investirá em análises.
De acordo com Marly Kos, gerente de desenvolvimento de negócios e parceria da Casetify, “com o investimento contínuo do Facebook em análises, esperamos novos insights e dados muito mais abrangentes sobre como as empresas, grandes e pequenas, podem entender melhor como o conteúdo do Instagram está impactando seus objetivos gerais de marketing”.
Kos continua: “Como marca, estamos buscando insights sobre o que está impulsionando as vendas, como estamos aumentando a notoriedade da marca e o que está aumentando o envolvimento do cliente. Em particular, prevemos métricas de engajamento mais detalhadas para publicações de compras, conteúdo em vídeo, histórias do Instagram e anúncios na plataforma. ”
Segundo o diretor de marketing da Later Taylor Loren, o Instagram provavelmente desenvolverá ferramentas de análise mais avançadas em 2019. E quando isso acontecer, as empresas terão que melhorar o rastreamento e a interpretação de suas análises. “À medida que as plataformas de mídia social evoluíram para se tornarem canais completos de compras e vendas, as marcas agora terão que se informar sobre o ROI do Instagram. Você precisa entender exatamente quanto tráfego você está usando na plataforma e como isso está se traduzindo em vendas, então agora é hora de aprimorar suas habilidades de geração de relatórios.”
6. As Histórias do Instagram serão mais interativas em 2019
De longe, o Instagram Stories viu o surgimento do maior número de novos recursos em 2018, incluindo novas ferramentas criativas, fontes, adesivos e ferramentas para empresas. Então, o que mais pode acontecer em 2019? Bem, de acordo com vários especialistas, o grande empurrão do ano que vem será tornar as histórias do Instagram ainda mais interativas.
Jessica Guzik, Diretora de Marketing em Redes Sociais da Oberlo, comenta que com o Facebook e o YouTube lançando suas próprias versões de histórias em 2018, para que o Instagram permaneça competitivo no espaço, eles terão que inovar tornando as suas histórias ainda mais interativas. “Esperamos que o Instagram lance novos recursos que tornem as histórias mais interativas, como perguntas de múltipla escolha e a capacidade de comentar histórias publicamente”.
Loic Jeanjean, diretor de crescimento da Fastory.io, tem um ponto de vista semelhante, observando que a comunicação através de histórias se tornará ainda mais crítica em 2019. “Quando falo com profissionais de marketing, é claro que eles adoram envolver seu público com histórias envolventes. No entanto, eles parecem se esforçar para encontrar maneiras de converter seus fãs/público em prospects/buyers”.
Jeanjean continua: “Com o lançamento de anúncios reproduzíveis no Facebook, uma nova ferramenta de engajamento que poderia chegar às histórias do Instagram, as marcas poderiam receber uma ferramenta para gamificar as experiências de seus públicos. Seria ótimo ver outras experiências gamificadas chegarem ao Instagram, como sorteios ou bots”.
♦ LEIA TAMBÉM: 7 Principais Tendências de Marketing Digital nas Redes Sociais em 2019
Não há dúvidas de que 2018 foi um ano fantástico a nível de evolução e resultados para o Instagram. Com tantos novos recursos, ferramentas e muito mais, é fácil ficarmos animados com todas as possibilidades que a gigante da rede social por de vir a oferecer aos seus utilizadores.
Quer ser o primeiro a saber sobre os recursos mais recentes do Instagram? Assine a nossa newsletter e junte-se aos milhares de profissionais de marketing que já estão usando as redes sociais para expandir seus negócios on-line.
Fonte: later.com