Se você é novato no marketing de conteúdo, prepare-se para ouvir a frase: “os profissionais de marketing com uma estratégia de marketing de conteúdo documentada têm cinco vezes mais chances de sucesso“. Em contrapartida, se você é veterano nessa área, pode estar pensando que já ouviu isso um milhão de vezes e que saber como será que documentar a minha estratégia realmente o ajudará. A resposta é simples: ter uma estratégia de marketing de conteúdo documentada ajudará você a trabalhar de maneira mais inteligente, eficiente e eficaz.
Aliás, o próprio ato de documentar a estratégia de conteúdo o ajudará a alinhar você e seus stakeholders. Você definirá suas metas de marketing de conteúdo, as etapas necessárias para alcançá-las e como avaliará o sucesso. Uma boa estratégia de conteúdo aborda seus desafios de negócios e como você aproveitará o conteúdo para solucioná-los.
♦ LEIA TAMBÉM: 12 Estratégias de Marketing de Conteúdo Para Impulsionar Seus Negócios em 2019
Na verdade, criar uma estratégia documentada de marketing de conteúdo é tão importante que é o primeiro passo desta metodologia de trabalho. Como existem centenas (senão milhares) de fatores a serem considerados ao criar ou refinar um programa de marketing de conteúdo, este artigo o guiará por alguns dos elementos mais importantes.
Aqui, você aprenderá a organizar as suas ideias sobre o que deve ser o seu programa de marketing de conteúdo e como agrupar esses itens em um documento de estratégia de conteúdo abrangente em torno do qual você pode reunir e alinhar sua equipe.
Elementos-chave de uma estratégia de conteúdo documentado
Use essa estrutura para desenvolver os principais elementos da sua estratégia de marketing de conteúdo. Ao fazer isso, você criará um documento robusto o suficiente para orientar suas ações e ajudá-lo a responder aos desafios.
Definir objetivos de negócios e KPIs
“Por que você está fazendo marketing de conteúdo? O que você espera conseguir?”
As pessoas farão essas perguntas antes mesmo de abrir seu documento de estratégia de conteúdo, por isso é importante dedicar suas primeiras páginas a responder a essas perguntas.
Nesta seção, defina sua missão e metas de marketing de conteúdo. Inclua os problemas que você deseja resolver com essa estratégia e por que agora é o momento certo de pô-la em ação. Determine o sucesso e os KPIs que você medirá. Reuna todas as partes interessadas envolvidas com sua estratégia de conteúdo para chegar a um acordo sobre definições e pontos de vista comuns. Você precisa se alinhar com os pontos fortes e fracos de seu negócio antes de poder resolvê-los.
Algumas perguntas para responder nesta seção incluem:
- Quais são seus objetivos de marketing de conteúdo?
- Qual é o propósito de fazer marketing de conteúdo para sua marca?
- Como você determinará o sucesso do marketing de conteúdo?
- Quais são as métricas e os KPIs que você medirá?
Identifique seu público-alvo
“Como você sabe que o marketing de conteúdo ajudará os seus clientes? Quais informações você tem de que isso vai funcionar?”
Nesta seção, compile informações sobre o seu público-alvo de uma maneira que se alinhe com os seus stakeholders. Para definir o seu público-alvo, leve em consideração os dados relativos à pesquisa de palavras-chave, dados demográficos e clientes, determinando insights que o ajudarão a criar conteúdo que promova a ação. Use essas informações para tratar seus segmentos de público, como seres humanos, não personas. Lembre-se em como o conhecimento deles o ajuda a criar conteúdo que responde a perguntas e resolve problemas do seu público-alvo.
♦ LEIA TAMBÉM: Super SEO Checklist Para Profissionais do Marketing de Conteúdo
Planeje como você criará conteúdo
Até aqui, você definiu como o marketing de conteúdo ajudará sua empresa a avançar. Você passou por toda a pesquisa e analisou os dados pertinentes para identificar quem é seu público e como o conteúdo os ajudará a atingir suas metas (ao mesmo tempo em que ajuda sua marca). Agora é hora de planejar a criação de conteúdo de alta qualidade com uma cadência regular. Comece respondendo a estas duas perguntas: Sobre o que vamos falar? e Quem vai realmente criar o conteúdo?
Vamos falar sobre o que?
Como marca, você precisa selecionar cuidadosamente as conversas que terá com seus leitores. Nesse sentido, é importante considerar os tópicos em que sua marca quer se engajar, onde você tem direito a uma opinião que agregue valor ao discurso. Depois de definir os tópicos em que você acha que sua marca pode e deve fornecer uma perspectiva, você pode começar a criar uma hierarquia organizacional de tópicos que podem ser agrupados.
Agora você tem tópicos classificados em importância e agrupados com base em sua relevância e relação entre eles. Então, como será o conteúdo criado?
Considere os formatos que você vai publicar: curadoria de 10 artigos com conteúdo licenciado, produção quatro vídeos e escrever dois artigos originais, por exemplo, levará recursos consideráveis. Em seu documento de estratégia, comunique o valor de cada formato, bem como as metas relativas de como e quando você utilizará cada formato. Sua estratégia de conteúdo deve mostrar o modo como cada formato se encaixará em uma estratégia em cascata que lide com um desafio gigante.
Veja o quadro abaixo para levar a criação e os formatos de conteúdo a uma estrutura que permitirá dimensionar o conteúdo e fornecer um efeito cascata de valor:
Quem vai realmente criar o conteúdo?
Suas ideias editoriais são tão fortes quanto os recursos alocados para executá-las. É imperativo analisar os papéis e responsabilidades, bem como o processo que sua equipe precisa seguir para garantir que tudo seja pensado antes de você publicar o conteúdo.
Alguns problemas comuns que muitas vezes vemos quando as marcas estão procurando desenvolver as funções e as responsabilidades certas para impor fluxos de trabalho são:
- Não ter uma solução de software para garantir responsabilidade e rigor.
- Não ter o envolvimento do stakeholder com o processo ou acordo em torno do prazo e processo para entrega / aprovação / emenda.
- Falta de testes beta do fluxo de trabalho para garantir que o processo funcione e permitirá o feedback para garantir que ele seja sustentável.
- Não considerar se os mercados locais estão confortáveis com as prioridades globais e os processos de localização e publicação.
Aborde as principais preocupações com seus processos e fluxos de trabalho nesta seção da sua estratégia de conteúdo e forneça planos de atenuação possíveis à medida que surgirem problemas.
Crie um conteúdo excepcional
Como se cria um conteúdo incrível? Você tem os tópicos gerais e as conversas que deseja ter e sabe quem precisa estar envolvido. Mas como você traduz isso em artigos e títulos reais, vídeos e vídeos? A melhor maneira de começar é com um brainstorming. Quando tiver uma lista de títulos e formatos em potencial, insira-os em sua hierarquia de conteúdo organizada: essa ideia pode ser um SUPER CONTEÚDO que você divide em partes menores?
Quando você cria ideias para vincular a tópicos e formatos, pense nas diretrizes às quais deseja que seus criadores adiram. Isso significa seguir ou criar diretrizes editoriais para estilo, tom, voz, citações e outros elementos-chave relacionados à sua empresa e aos negócios. Se houver problemas de conformidade ou jurídicos dos quais você deseja evitar, não se esqueça de destacá-los.
Quando você tiver todos os itens acima, comece a incluí-los em um calendário editorial que fornecerá uma linha do tempo, indicando quando o conteúdo será enviado ao público. Em seu calendário, alguns elementos que você pode considerar para cada parte do conteúdo podem ser:
- Título do artigo
- Imagens
- Pilar de conteúdo
- Tags internas que você irá associar à peça
- Formato
- Fonte (licenciada, original)
- Sempre-viva ou sazonal
- CTA
- KPI para medir o sucesso
Distribua seu conteúdo
Crie planos iniciais para os melhores canais para o seu conteúdo e os objetivos contra cada um, porque, mesmo que você tenha o melhor conteúdo do mundo, ninguém o encontrará se você não tem um plano de distribuição forte no lugar. Se você estiver usando mídia paga, forneça uma explicação de onde esse orçamento virá e por que você o usará para distribuir o conteúdo com eficiência. Se você estiver executando um teste de mídia, documente as métricas que você fornecerá no final. Ao fazer isso, você justificará o gasto para aqueles que estiverem lendo sua estratégia.
Meça os KPIs
Embora este seja o capítulo final de sua estratégia de conteúdo, é o mais importante.
Medir o ROI (Return on Investiment) não pode ser uma reflexão tardia. Essa é a única maneira de saber se os seus esforços de marketing de conteúdo estão realmente ajudando a alcançar os seus objetivos. Também é a única maneira de manter o orçamento executivo e o orçamento do seu programa.
À medida que você acompanha seus KPIs, obtém insights e faz otimizações para que mais pessoas de seu público-alvo se envolvam com o conteúdo certo, o que acabará por levá-los a uma ação comercial lucrativa. Você precisa de tudo o que foi estabelecido anteriormente para que esse processo funcione: o tráfego que chega ao seu site por meio de canais de distribuição, uma biblioteca de conteúdo de alta qualidade que fornecerá valor aos seus leitores.
Lembre-se que a UX (User Experience) afeta o desempenho do seu site, por isso, certifique-se de que as ações estejam disponíveis durante a jornada do leitor. Não deve haver becos sem saída. Já é difícil fazer com que as pessoas acessem o seu site e leiam o conteúdo que lá está. Se eles chegarem até aí e você os perder porque o site não está direcionando-os para sua próxima ação, você está perdendo a atenção de um cliente em potencial.
♦ LEIA TAMBÉM: 3 Razões Para se Concentrar no Marketing Integrado em 2019
Para concluir, criar uma estratégia de conteúdo documentada com uma visão detalhada de como você vai construir e executar um incrível programa de marketing de conteúdo não é pouca coisa. Por isso, agora que você documentou sua estratégia, é necessário fechar o negócio: crie uma abordagem em fases e cronograma.
Este é o último passo para apresentar o seu plano: se você não anexar um cronograma real e pessoas reais a este projeto, todo o seu trabalho árduo será perdido. Dê vida ao seu documento criando responsabilidade!
Quer ser o primeiro a saber sobre os recursos mais recentes sobre Marketing de Conteúdo? Assine a nossa newsletter e junte-se aos milhares de profissionais de marketing que já estão usando as redes sociais para expandir seus negócios on-line.
Fonte: insights.newscred.com