Desde que as redes sociais se tornaram um ativo obrigatório em uma boa estratégia de marketing, as marcas vêm tentando identificar o “momento ideal” para a partilha de conteúdos nas plataformas de mídia social. Daí a pergunta: quais são os melhores horários para publicar no LinkedIn?
O interesse por essas informações é claro e objetivo: se dedicamos tempo e recursos para elaborar a partilha perfeita para a nossa audiência, obviamente, esperamos que ela seja vista pelo maior número de pessoas possível e, por sua vez, que obtenha o máximo de engajamento (reações, partilhas, comentários etc). Certo?!
No entanto, a resposta não é tão simples como alguns podem pensar. Afinal, a maioria das redes sociais tem regras diferentes para os seus algoritmos e como será determinado o que é deixa de ser apresentado aos utilizadores dessas plataformas, independentemente de quando o conteúdo é publicado.
Para ajudar os profissionais de marketing digital a entender melhor esse tema, o Sprout Social lançou uma lista atualizada contento os horários de pico de engagement para as quatro principais redes sociais — Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn.
Isso não quer dizer que todos os utilizadores que fazem parte do grupo demográfico dessas plataformas estarão online durante os horários de pico indicados no relatório, mas nos oferece uma excelente oportunidade de aumentar o potencial de engajamento nas publicações feitas.
Confira o relatório completo do Sprout Social aqui. Abaixo, está uma visão geral das descobertas mais interessantes para o LinkedIn.
Afinal, qual serão os melhores horários para publicar no LinkedIn?
O mais recente report do Sprout Social usa como base dados de mais de 20.000 interações com com contas de clientes que utilizam o seu software de gestão de redes sociais, compilando as descobertas feitas pela plataforma em análises genéricas. No caso do LinkedIn, os principais que podem ser verificados são:
- Melhores horários: quarta-feira das 8h às 10h e ao meio-dia, quinta-feira às 9h e 13h às 14h e sexta-feira às 9h
- Melhor dia: quarta e quinta
- Pior dia: Domingo
Como você já deve saber, o LinkedIn visa uma audiência mais específica do que outras redes sociais, tendo o seu foco voltado, maioritariamente, para uso profissional. Embora a rede continue a crescer e se ramificar em vários casos de uso, o Sprout não separou esses dados em setores individuais, a fim de manter uma maior precisão e uma imagem mais clara de como a rede está sendo utilizada hoje em dia.
A verdade é que ter um público de nicho já não é mais um motivo para ignorar o poder de marketing do LinkedIn! Aliás, com uma combinação de opções avançadas de busca e segmentação e uma base de utilizadores altamente engajada, o LinkedIn é a plataforma ideal para táticas de geração de leads.
Além do marketing B2B, cada vez mais utilizadores e profissionais de marketing estão começando a pensar fora da caixa e a alavancar estratégias exclusivas na plataforma — como, por exemplo, explorar o potencial único do LinkedIn para destacar lideranças inovadoras e marketing de influência.
Se a sua estratégia de marketing digital no LinkedIn passa também por criar conteúdos que valham a pena ser partilhado por sua audiência, não é surpresa que o maior nível de engajamento nessa plataforma ocorra durante a semana de trabalho, mais especificamente de terça a sexta-feira, das 8h às 14h, de acordo com o Sprout Social.
Em contrapartida, o nível de envolvimento com os conteúdos diminui exponencialmente fora do horário de trabalho. Curiosamente, a segunda-feira também não é um bom dia para se publicar na no LinkedIn — talvez um reflexo da pressa em recuperar o “atraso” após o fim de semana.
Para concluir…
Embora isso esteja longe de ser a “receita secreta” para garantir o sucesso no LinkedIn, esses insights podem ajudar os profissionais de marketing a estabelecer um melhor alinhamento para produção de conteúdos e agendamento das respectivas publicações, sendo que essa estratégia pode ser alterada/adaptada a qualquer momento, com base nas interações da sua audiência com os conteúdos partilhados.
Lembre-se: como as redes sociais continuam em constante evolução, isso nos obriga a apostar na inovação e inclusão de novas oportunidades, criando diferentes tipos de conteúdo que visem alcançar, até mesmo, públicos inesperados. O que significa que também é importante entendermos como encontrar os melhores horários para realizarmos as nossas publicações, além de estarmos sempre atentos à evolução comportamental das audiências em cada uma das plataformas digitais. E não seria diferente com o LinkedIn!
O que você vai querer ler a seguir
Agora que você já conhece essas os melhores horários para publicar no LinkedIn em 2020, aqui estão alguns recursos adicionais para ajudar você implementar uma estratégia de marketing de alto desempenho:
- 42 Ferramentas Online de Marketing para Profissionais de Marketing Digital
- 7 Tendências de Marketing de Conteúdo B2B para Adicionar à sua Estratégia Digital
- Tendências de Marketing de Conteúdo B2B para Apostar já! (INFOGRÁFICO)
- 100 Blogs que Profissionais de Marketing para Redes Sociais Deve Seguir
Quer ser o primeiro a saber sobre os recursos mais recentes impulsionar ainda mais a sua Estratégia Digital? Assine a newsletter da Menina Digital e junte-se aos profissionais de marketing que já estão usando dicas como estas para expandir seus negócios online.
CLIQUE AQUI PARA ASSINAR A NOSSA NEWSLETTER!