Como você já bem sabe, o e-mail marketing ainda é a maneira mais direta e eficaz de se conectar com seus leads, cativá-los e transformá-los em clientes (sem falar que também é mais rentável, com um ROI de 3800%). Neste guia, orientaremos você durante todo o processo de configuração do seu funil de e-mail marketing, para que você possa impulsionar a sua estratégia online para adquirir leads e gerar mais vendas. Após o sucesso do primeiro capítulo, a Menina Digital apresenta hoje o segundo capítulo deste super guia simplificado sobre e-mail marketing!
♦ LEIA TAMBÉM:
Super Guia Simplificado sobre E-mail Marketing – CAPÍTULO 1
Capítulo 2: Como aumentar a sua lista de e-mails
O que a maioria das pessoas faz quando deseja criar uma lista de e-mail é colocar um formulário em seu site (subscrição de newsletter, por exemplo) e esperar que as pessoas se inscrevam. Infelizmente, essa estratégia geralmente não funciona muito bem.
Para aumentar sua lista de e-mail, você precisa atrair pessoas com uma oferta atraente. Você precisa de um ímã de leads.
O que é um ímã de leads?
Um ímã de leads é algo incrível que você oferece gratuitamente à sua audiência em troca de um endereço de e-mail. Isso não significa necessariamente mais um custo para sua estratégia online — a maioria dos ímãs de leads são materiais digitais, como PDFs, arquivos de áudio MP3 ou vídeos que você mesmo pode criar a um custo mínimo ou, até mesmo, a custo zero. Pode ser absolutamente o que você quiser, desde que ofereça GRATUITAMENTE valor agregado aos seus visitantes.
Abaixo, alguns exemplos populares de ímã de leads:
- e-books
- white papers com dicas e/ou recursos
- white papers ou estudos de caso
- webinar
- Free trials ou amostras grátis
- orçamento sem compromisso ou consulta
- questionários ou uma autoavaliação
- cupom de oferta
Como pode ver, são muitas as possibilidades ao seu alcance!
O que faz um bom ímã de leads?
Já sabemos que um ímã de leads precisa fornecer valor agregado gratuitamente. Mas se você quiser que seu ímã de leads seja altamente eficaz, aqui estão cinco critérios que você deve ter em conta na hora de criar o seu:
- De fácil consumo: os ímãs de leads só são eficazes quando o público os usa, portanto, se você fornecer um manifesto de 300 páginas, não ganhará força.
- Acionável: os ímãs de leads precisam fornecer uma ferramenta/qualificação ou informações úteis que seu público possa aplicar no dia-a-dia.
- Cria uma melhoria notável: as pessoas continuam a comprar produtos e serviços se funcionarem bem. Seu ímã de lead será bem-sucedido se for tão valioso quanto seus produtos e serviços.
- Relevante: se você fez sua lição de casa sobre seus clientes em potencial, não terá problemas para criar um assunto magnético que solucione problemas.
- Imediatamente disponível: as pessoas adoram a gratificação instantânea, então dê a elas aquilo está oferecendo IMEDIATAMENTE.
⇒ Vamos dar uma olhada em alguns exemplos de ímã de leads na prática!
A OptinMonster, por exemplo, compartilhou uma lista de 12 estratégias comprovadas para converter visitantes em assinantes.
Por sua vez, Syed Balkhi oferece uma lista de ferramentas e recursos para o crescimento de um negócio online.
Veja, abaixo, outro exemplo de ímã de lead utilizado como “atualização de conteúdo” para uma postagem de blog específica.
Agora que você sabe o que é um ímã de leads e como criar um altamente eficaz, você vai precisar criar o seu próprio formulário. Lembre-se: existem muitos serviços que podem ajudar você nesta parte da jornada!
Como criar um formulário que converte
Tenha em mente que o objetivo do seu formulário é transmitir logo de cara o grande benefício do seu ímã de leads. Assim, os visitantes do seu site assinarão a sua sua newsletter, por exemplo, em troca de algo oferecido gratuitamente por você.
Para criar um formulário que converta, ele precisa ter os seguintes componentes:
- Manchete tentadora: certifique-se de que o seu título descreve claramente o grande benefício do seu ímã de leads.
- Descrição útil: sua descrição deve ser breve, clara e direta! Use bullet points para ajudar o leitor a examinar rapidamente o que receberá.
- Visual atraente: inclua uma imagem daquilo que está oferecendo aos seus visitantes, se possível (por exemplo, uma miniatura do seu eBook). Uma foto de uma pessoa olhando para o formulário também é uma ótima maneira de aumentar as conversões.
- Formato simples: num primeiro contato, não tente pedir mais do que um primeiro nome e endereço de e-mail. Pedir muita informação irá matar suas conversões.
- Botão de ação atraente: certifique-se de usar uma cor contrastante para o seu botão com a chamada para ação (CTA), para que ela realmente se destaque na página. Além disso, use texto personalizado que obrigue as pessoas a clicarem imediatamente (por exemplo, “Envie-me os sete passos!”).
Depois de criar o seu formulário, você precisará instalá-lo em seu site. Há 14 lugares de alta conversão para colocar o seu formulário:
- Página de apresentação
- Portão de boas-vindas
- Barra flutuante
- O cabeçalho do seu site
- Página de arquivo do blog
- Dentro de seus posts
- Sua barra lateral
- Em um popup de caixa de diálogo temporizada
- Em uma caixa de rolagem
- Seu rodapé
- Sua página “Sobre”
- Páginas de recursos
- Em uma página de inscrição designada
- Em um pop-up de intenção de saída
⇒ Um deles é absolutamente obrigatório se você quiser obter o maior número possível de assinantes (e assumimos que você conseguirá isso).
Um pop-up de intenção de saída é exibido no exato momento em que o utilizador está prestes a sair do seu site. Este pop-up não interrompe a experiência de leitura e é acionado somente quando o utilizador está saindo. Este é o momento perfeito para pedir que se inscrevam porque provavelmente leram o seu conteúdo e acharam o site útil.
Usar um pop-up de saída funciona surpreendentemente bem e, de fato, você verá resultados significativos usando essa estratégia. Por exemplo, Neil Strauss conseguiu aumentar as conversões em 125% com o formulário de intenção de saída!
…
Depois de ter aprendido como aumentar a sua lista de e-mails com o uso de “imãs de leads”, você está pronto para impulsionar as suas conversões. Mas fique atento, pois no próximo capítulo vamos falar sobre marketing personalizado com segmentação de lista de e-mail.
E se você conhece alguma outra estratégia que faça maravilhas pelo aumento de listas de e-mails, deixe uma nota no comentário e consideraremos adicioná-lo à postagem. Estamos sempre à procura de algo fantástico!
O que você vai querer ler a seguir
Agora que você já leu o primeiro capítulo deste super guia simplificado sobre e-mail marketing (e enquanto espera pela publicação do próximo capítulo), aqui estão alguns recursos adicionais para ajudar você a começar o ano com marketing de alto desempenho:
- 3 razões para se concentrar no marketing integrado em 2019
- Super checklist de SEO para profissionais de marketing de conteúdo
- Como criar uma estratégia de marketing de conteúdo documentada
- 5 formatos de conteúdo visual para engajar seu público-alvo e impulsionar os resultados
Quer ser o primeiro a saber sobre os recursos mais recentes impulsionar ainda mais a sua Agência de Marketing Digital? Assine a nossa newsletter e junte-se aos milhares de profissionais de marketing que já estão usando estratégias como estas para expandir seus negócios on-line.
E NÃO SE ESQUEÇA DE ASSINAR A NOSSA NEWSLETTER!
Fonte: optinmonster.com